Loading

Blog - Dicas

Saiba como melhorar a imunidade de seu filho!

02/04/2020
Saiba como melhorar a imunidade de seu filho!

Tendo em vista o coronavírus e a chegada do outono, começamos a nos preocupar mais com as variações de temperatura, os dias mais frios, os resfriados e as gripes. Contudo, com uma alimentação saudável e equilibrada é possível melhorar a imunidade das crianças, e de todos nós, de maneira simples e natural!

Uma alimentação balanceada, que prioriza alimentos naturais como frutas, verduras e carnes magras é, sem dúvida, a base para uma vida saudável. Diversos nutrientes, dos minerais às vitaminas, participam dos processos antioxidantes que protegem as células. Além disso, vale destacar que o organismo precisa de proteínas para desenvolver os anticorpos. Alguns alimentos são essenciais para turbinar a imunidade e não devem ficar de fora da alimentação das crianças. Eles são:

Vegetais verdes escuros como brócolis, couve e espinafre:
Esses vegetais são ricos em ácido fólico, que ajuda na formação dos glóbulos brancos - responsáveis pela defesa do organismo.

Castanhas e sementes de girassol, chia, abóbora e linhaça:
Esses alimentos são recheados de nutrientes como o zinco, mineral que auxilia na defesa do organismo, combatendo doenças como gripes e resfriados.

Feijão, lentilha, ervilha e grão de bico:
Essas leguminosas, assim como as sementes, são ricas em zinco.

Gengibre:
Essa raiz pode ser um pouco complicada de adicionar no cardápio devido ao seu sabor marcante. Mas, é uma boa pedida para sucos e chás. É rico em vitamina C e B6 – ou seja, ajuda a fortalecer o nosso sistema imunológico e tem ação anti-inflamatória, aliviando as dores de garganta.

Alimentos de origem animal:
Leite e seus derivados, carnes magras, fígado bovino e gema de ovo também contribuem para a manutenção do sistema imunológico. O mel não é indicado para crianças menores de dois anos, pois pode ter a bactéria patogênica clostridium botulinum, causadora do botulismo.

Alimentos probióticos:
Esses alimentos são ricos em microrganismos vivos. O kefir de leite, por exemplo, melhora o balanço microbiano intestinal e pode ajudar a aumentar a imunidade, tanto de adultos quanto de crianças. Uma boa opção para o consumo infantil é misturá-lo com geleia de frutas.

Alho e cebola:
Ambos possuem grande quantidade de antioxidantes, quercetina e rutina, que possuem ação anti-inflamatória. A melhor forma de inserí-los na alimentação é através do tempero na comida, o que os faz passar praticamente imperceptíveis pelo paladar infantil.

Líquidos:
A hidratação também é muito importante. Ofereça água, chás, água de coco e sucos naturais para as crianças.

Ana Paula Zadinello Lorandi, nutricionista especialista em nutrição clínica, fitoterapia e nutrição materno infantil. Crn2 10531.

Compartilhe: Voltar